
O “Ciranda das Letras” está a cada encontro mostrando a que veio. No último dia 13, recebemos a escritora Cidinha da Silva que nos apresentou suas personagens femininas. A partir delas falamos sobre amor, feminilidade, sexualidade, casamento, adoção, relações geracionais, visibilidade lésbica e vontade política de todos para o emponderamento das mulheres.
Com seus contos maravilhosos, Cidinha nos conduziu para a aprendizagem de nós mesmas. Nos fez refletir sobre quanto a literatura pode nos levar a construir nossa identidade e através dela descortinar um outro olhar sobre nossa relação com o mundo.
A sensibilidade demonstrada por nossa autora suscitou depoimentos das participantes de como elas aprenderam com nosso encontro. A vontade de se aprofundar cada vez mais no mundo da leitura. A vontade de aprender mais sobre os múltiplos olhares provocados por escritos.
De forma despretensiosa e numa linguagem bastante segura, Cidinha consolidou a idéia de que é possível buscar a identidade feminina através da literatura e construir articulações sólidas para a construção da mulher cidadã.
O “Ciranda das Letras” está muito feliz de ter a chance de mostrar que nós mulheres temos o direito de buscar o intercâmbio de informações culturais e a partir de então refletir e reivindicar o inclusão da mulher na construção de uma sociedade mais justa.
Para algumas isto pode parecer exagero. Podem dizer que a mulher já tem seu papel definido no imaginário social e que muitas se sentem confortáveis nos papéis que lhes são atribuídos. Bem, acreditamos que no momento em que se dá a importância da educação continuada, principalmente em países em que a erradicação do analfabetismo ainda é produto de ações do Estado, a mulher continua em posição estratificada nas relações sociais. As distribuições de poder ainda pendem para a hegemonia hetero-masculina e com isto o papel social da mulher, ainda que haja um forte movimento de mudança deste paradigma, é visto como secundário, acompanhado de forte discriminação e violência.
Agradeço aqui a presença de Ângela, Cristina, Flávia, Giulia, Josiane, Mayara, Sandra, Shaja, Valéria e Vilma que muito contribuíram com suas idéias para o sucesso do nosso encontro.
Um agradecimento mais que especial à querida Cidinha da Silva por emprestar ao “Ciranda das Letras” sua sensibilidade e seu incontestável talento.
Quem quiser saber mais sobre esta autora maravilhosa basta acessar seu blog (http://www.cidinhadasilva.blogspot.com/ ) e perceber que não exagero.
Aproveito para convidá-las, queridas amigas, para o nosso próximo encontro dia 03 de junho às 19 horas em nossa sede cultural Café com Arte Garagem Atelier que fica na Rua José Bonifácio, n. 11 – São Domingos (próximo à Praça da Cantareira) em Niterói.
Um forte abraço
Márcia Ribeiro
Projetos - Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário